sábado, 20 de outubro de 2012

Comparar pra que???

Levei o Matheus para uma aula de ginástica olímpica onde os pais participavam junto com as crianças. Além de ser a primeira vez dele num ambiente diferente, ele era o único MENINO. Será que quem não tem um filhO meninO entende o que eu quero dizer? Nao sei, mas enfim...

Nenhuma atividade sugerida pela professora cativou meu filhote, ele preferiu repetir o mesmo exercício de pular por uns 20 minutos e os outros 20 eu corria atrás dele tentando fazer com que ele "focasse" e participasse como as outras crianças/meninAs. Depois de 20 minutos ou mais tentando cortar as asinhas dele ali, o que era pra ser divertido e um momento de "relax"estava sendo uma tortura pra mim. Decidi ir embora e fazer outra coisa em um outro ambiente onde eu não me estressasse e ele pudesse ser ele. Claro que existe uma linha tênue entre essas escolhas de ambientes que vou frequentar e obviamente ele deve ser educado e saber se comportar em cada um de uma forma "socialmente" aceitável e polida. Mas convenhamos que esta aulinha não era ambiente pra tanta pressão e frustração que eu mesma coloquei sobre meus ombros.

Saímos de lá e tivemos um resto de manhã de sexta-feira muito gostosa e a lição aprendida.

Como mãe, sabendo e conhecendo meu filho como só eu conheço, dá pra evitar muito desgaste emocional e muitas frustrações. Assim como a história do desfralde, ele teve um dia excelente sábado passado, como citei no post anterior, lembram? Apesar da semana não ter evoluido como eu imaginava que deveria, evoluiu muito sim, ele se incomodou 80% das vezes que fez o número 2 fralda e imediatamente pedia pra ir no banheiro dar tchau pro cocô.

Se eu não considerar esses pequenos passos um grande avanço, que tipo de mãe vou ser? Estou cada dia mais confiante e certa de que sei quem meu filho é e como ele funciona. Por isso, ao invés de colocar peso e estabelecer padrões de como ele deve ou não agir e "evoluir" ou de como eu devo educa-lo e ser mãe, tenho decidido ser feliz e curtir quem ele é e quem eu sou. Afinal de contas, acima de qualquer padrão, Deus me deu ele como filho do jeitinho sapeca e serelepe dele ser por um propósito, a personalidade e o agito do meu filho vieram pra moldar o meu caráter como ser humano e da mesma forma, eu acredito que sou a mãe perfeita pra ele.

Vou optar por ambientes onde ele não seja o único menino, vou optar por atividades que desenvolvam as qualidades dele, os pontos fortes, porque assim eu também vou me sentir confiante como mãe e juntos cresceremos de forma leve e saudável para também melhorar e amenizar nossas tendências e comportamentos negativos.

A comparação aprisiona o nosso coração, nossa mente e consequentemente nossas ações. Nos impede de ver a beleza dentro de nós. Quando entendemos melhor quem somos e como funcionamos, passamos a respeitar-nos mais e consequentemente livramo-nos desse mal que não tem sentido e nem razão para existir.

Um bom fim de semana pra vocês e quem quiser continuar uma leitura neste sentido, clique no link abaixo:

http://celebritybabies.people.com/2012/08/24/poppy-montgomery-blog-mommy-guilt/

Um comentário:

  1. amei seu post!!
    conhecer E respeitar, é isso aí!! Assim teremos filhos saudáveis e felizes, também penso assim!
    beijão família amada!!

    ResponderExcluir