sexta-feira, 23 de novembro de 2012

um mês inesperado

Um mês inesperado no meio do segundo semestre de 2012. Minha mãe conseguiu comprar uma passagem de última hora por um preço inacreditável (culpa da minha amigOna Cecília Aimee) e veio passar um mês comigo. Eu sei, eu gosto de me enganar e achar que foi pra mim, mas a real é que ela veio pro meu filho. Ensinou meu pequeno a enfiar os dedinhos na cobertura do bolo =P Acabou que ele colocou a mão toda e depois chupava dedinho por dedinho.
Momentos inesquecíveis, intensos, deliciosos ao lado dela. Como foi bom. 

Com a avó por perto, o desfralde pareceu evoluir e agora ele já se incomoda e tira a fralda sozinho. (Exatamente como a pediatra dele disse q seria!) Ainda bem que eu parei de "noiar"e deixei rolar. Está rolando. Não é toda hora e nem todo dia mas ele tem evoluido. Já fez uns cocôs no vaso e hoje mesmo troquei a fralda por uma cuequinha. Adivinhem? Sequinha. Quando perguntei se queria fazer xixi ele correu pro banheiro e fez bonitinho dentro do vaso. =) Um lindo.

Deixo um texto excelente, extraído de um blog maravilhoso que comecei a seguir: http://blog.opovo.com.br/imae/

"Como já dizia uma amiga minha, “ser mãe é ter culpa”. É inevitável, este sentimento começa a se manifestar nas mães logo na gravidez. Os motivos são os mais variados possíveis. Comi muito e engordei demais (culpa!). Dormi e perdi a hora da hidroginástica (culpa!). E assim você vai levando… Se o parto não foi do jeito que você planejou, aí que piora a situação, e lá vem ela de novo, A CULPA!
Depois de tudo, leva-se o bebê para casa e a culpa vem junto com você no carro… Se você amamentou demais (culpa!). Se amamentou de menos (culpa também!). O bebê não arrotou (culpa!). Acabou a licença maternidade, a mãe precisa voltar ao trabalho. O dilema de deixar o bebê na creche, ou com babá, em qualquer uma das opções, a escolha vai vir acompanhada de uma certa “culpinha”.
Não bastando a mãe se culpando por tudo, as pessoas sempre dão uma mãozinha a elas. Isso é culpa da mãe! Frase clássica, hein? Se a criança faz escândalo no shopping (culpa da mãe). Se a criança está ótima, brincando na escola ou com a babá, e a mamãe chega, ela logo começa a chorar e a fazer birra… (Já aconteceu com você?) pois é, culpa da mãe.
Muitos dizem, “nasce um bebê, nasce uma mãe. E com ela nasce a culpa”. A verdade é que as mães também erram, e é muito importante que seu filho também saiba disso. Uma outra coisa que alivia esse sentimento é você pensar que não fez por mal, suas intenções sempre são as melhores, mas se ocorreu algo errado, paciência, aprende com o erro e vamos em frente. Aceite seus próprios defeitos e limitações.
Este sentimento é aflorado pela vontade de ser a mãe perfeita. É um remorso que não nos deixa dormir, ou trabalhar em paz, eu sei como é. Então, mamães, vamos relaxar. Atingir a perfeição nem sempre quer dizer que estaremos totalmente felizes. Precisamos saber lidar com a culpa e não nos cobrar tanto. Para as mães de primeira viagem, como eu, fica tudo mais difícil, mas a gente vai tentando. Para as mães de várias viagens, o pior já passou, né? Esse sentimento já não toma conta de você, mas ele aparece de vez em quando. Vai! Confessa!
Tenho uma dica de leitura para “as mamães culpadas”. O livro da psicoterapeuta Elizabeth Monteiro, A Culpa é da Mãe – Reflexões e confissões acerca da maternidade. No livro, a autora relata fatos e experiências – muitas vezes desastradas – como mãe de quatro filhos. Partindo das relações familiares na época de sua avó e passando pela própria infância, ela mostra que as mães, independentemente da geração, erram. Mas não devem se sentir culpadas por isso. Na terceira parte do livro, a escritora fala de temas corriqueiros na rotina das mães como a alimentação, a birra, a educação, o sono, o ciúme, o medo, os irmãos e muito mais. Elisabeth também dá dicas de como “tirar férias” do seu filho. Toda mãe precisa de um tempo só para si, mas deixa a culpa fora disso, viu?"

Um comentário:

  1. que alegria ter a mãe/vovó por perto!!!!
    e parabéns pro Matheus pelas evoluções!!!
    ontem tivemos o encontro do MOPS e conversamos exatamente sobre isso - a culpa. Destacamos que as mães precisam ver os filhos como indivíduos e não como extensão de si...
    beijão, bom final de semana!!!

    ResponderExcluir